Skip to content
Livraria PDF Print E-mail

MANGHEZI, Alpheus. Macassane: uma cooperativa de mulheres velhas no sul de Moçambique. Maputo: AHM, 2003. 164 p. (Documentos; 6)

RESUMO:
Esta obra de Alpheus Maghezi é uma colectânea de entrevistas com base nas fontes orais sobre Macassane que é uma cooperativa agrícola de mulheres, que dista a 60 km de Maputo, na estrada Bela Vista-Salamanga, fundada pelo Gabinete de Organização e Desenvolvimento das Cooperativas Agrárias (GODCA) do Ministério da Agricultura, no ano 1975, após o abandono do seu proprietário, como cooperativa-piloto.

Na altura da independência, ainda propriedade de um português, produzia prioritariamente arroz, a batata e vegetais num sistema de regadio, enquanto que o milho e o girassol eram produzidos em terras de sequeiro. Muitos dos seus associados, vendo que nos primeiros anos, não tendo havido uma produção que permitisse a divisão da renda em dinheiro, optaram por se apartar do grupo. Em 1980 a cooperativa parecia moribunda. Dos 280 ha de terra fértil somente 65 estavam plantados de arroz e outros 10 ha, semi-abandonados, continham milho e somente as velhas lutavam, sachando as machambas, contra a ervas daninhas.

Preço: 120,00Mt
USD 5.01


MANGHEZI, Alpheus. Trabalho forçado e cultura obrigatória do algodão: o colonato do Limpopo e o reassentamento pós-independência, c. 1895-1981. Maputo: AHM, 2003. 143 p. (Documentos; 6)

RESUMO:
A presente obra, de entrevistas e canções, versa sobre o império de Gaza; trabalho forçado; migração laboral para as minas da África do Sul; introdução da cultura obrigatória de algodão; penetração dos colonos portugueses na área de Chokwé (anos 50) e a distribuição de terras no período pós colonial.

Todos os entrevistados, mulheres e homens, estiveram directa e pessoalmente envolvidos nos eventos históricos que narraram que revelam uma mistura de orgulho e amargura. As canções usadas como arma cultural contra o colonialismo falavam directa e abertamente no passado são ainda hoje cantadas com uma firmeza.

As entrevistas foram efectuadas depois das fortes cheias de 1977 no sul de Moçambique. Na província de Gaza foi a aceleração das aldeias comunais ao abrigo do programa do governo para a socialização do campo também no período em que as forças rodesianas estavam a fortificar os seus ataques nesta província

Preço: 120,00Mt
USD 5.01

 

Aceda seu email

webmail.uem.mz
zebra.uem.mz

Revista Arquivo digitalizada