Skip to content
Treinamento em Gestão de Documentos e Arquivos na República da Coreia do Sul PDF Print E-mail

Oito Técnicos do Arquivo Histórico de Moçambique: Renato Augusto Pereira, Sónia Teresa Tamele Mavie, Alexandrina Celestina Buque, Maria Deolinda Fulane Chamango, António Maposse, Augusto Júlio Macuiane, Zeferino Lucas Macuvele e Rogério Sebastião Chivodze  participaram num treinamento em gestão de documentos e arquivos que decorreu na Cidade de Daejeon, de 7 a 18 de Outubro de 2013, organizado e financiado pelo Arquivo Nacional da República da Coreia do Sul - NAK.

No referido curso foram analisados fundamentalmente os seguintes conteúdos: legislação e regulamentos sobre gestão de documentos na Coreia do Sul, estudo comparativo das tradições arquivísticas do Ocidente e do Oriente, classificação e avaliação de documentos na Coreia do Sul, arranjo e descrição arquivística, controlo das condições ambientais e o plano de desastres, gestão de documentos digitais, conservação e preservação do suporte papel, digitalização e preservação digital, gestão de documentos audiovisuais.

Na Cidade de Daejeon os participantes visitaram o Repositório da Nara do Arquivo Nacional e Instituto de Telecomunicações e Pesquisa e Electrónica. Enquanto na Cidade de Seoul os participantes visitaram a Praça de independência, Palácio real, Torre Seoul, Centro de Informação da Cidade de Suwon, Museu arqueológico e Museu Nacional de Ciência na Cidade de Daejeon para aumentar o conhecimento sobre a história do povo Coreano. Para além de aprender os conhecimentos técnico-científicos sobre a gestão de documentos e arquivos os participantes tiveram uma oportunidade ímpar para melhor conhecer a história e culinária do povo Coreano.

Os serviços prestados pelo Arquivo Nacional da Coreia do Sul são caracterizados pelo uso generalizado das Tecnologias de Informação e Informação. Os ambientes manuais e electrónico são objecto de legislação específica e actualizados de acordo com as necessidades de um determinado contexto político, económico e social. A pesquisa tem sido o sucesso de muitos problemas arquivísticos. A acção do Arquivo Nacional é visível face ao seu posicionamento orgânico a nível da administração publica. Na sua estrutura administrativa possui um presidente, um director geral e vários directores sectoriais.

Para o treinamento do pessoal técnico do Arquivo Histórico de Moçambique, o Arquivo Nacional da Coreia do Sul pode ser um parceiro indispensável.

 

 

Aceda seu email

webmail.uem.mz
zebra.uem.mz

Revista Arquivo digitalizada