Skip to content
Formação de Técnicos em Gestão de Documentos e Arquivos PDF Print E-mail

Teve lugar entre os dias 4 e 15 de Agosto corrente o curso de Gestão de Documentos em Unidades Documentais: Arquivos Bibliotecas, Centros de Documentação e Informação, promovido pelo Arquivo Histórico de Moçambique a técnicos de instituições públicas e privadas, bem como ao público interessado. O curso decorreu num dos edifícios do Arquivo Histórico de Moçambique, concretamente no Departamento dos Arquivos Permanentes, no campus da Universidade Eduardo Mondlane. No curso, que contou com a participação de mais de 30 profissionais provenientes de instituições como: Caminhos de Ferro de Moçambique, Assembleia da República, Televisão de Moçambique, Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa Moçambique e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, foram abordadas matérias ligadas ao tratamento da informação, conservação de documentos, processos / fases do documento, sistema de informação classificada, entre outras matérias. bestofgeeks

 

Os formandos comprometeram – se a aplicar nas suas instituições, os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Ana Ferro, funcionária da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique referiu que “o curso foi produtivo, qualquer um de nós que aqui esteve muda radicalmente a atitude em relação ao documento, em relação a informação, e não só, o curso foi extremamente importante porque aprendemos coisas específicas que por vezes negligenciamos ou não temos conhecimento em matéria de arquivos, portanto aprendi muito e estou preparada para melhor servir a minha instituição.”
Por seu turno Samuel Magaia, funcionário da Assembleia da República, afecto ao Departamento do Arquivo Parlamentar disse “o curso foi muito bom, foi uma mais – valia pelo grau de profundidade das matérias abordadas, aprendi mais sobre o tratamento da informação, classificação de documentos e outras matérias. Quero aproveitar este canal para agradecer a minha instituição pela oportunidade, porque vou poder melhorar o exercício profissional”. Magaia enalteceu este tipo de iniciativas por parte do AHM “espero que o Arquivo Histórico de Moçambique continue com este tipo de iniciativas e que mais pessoas possam fazer, porque com este curso é possível adquirir ferramentas, conhecimentos, para melhor tratar o documento e trabalhar com os arquivos”.
A cerimónia de encerramento do curso teve lugar na sexta – feira dia 15 de Agosto, e contou com a presença do Director do Arquivo Histórico de Moçambique, Joel Das Neves Tembe, que felicitou os participantes, tendo na ocasião desafiado os mesmos a implementarem os conhecimentos adquiridos durante a formação, no seu dia – a – dia de trabalho, sem perder de vista a ética do arquivista.

Also, my favourite porno sex site.

 

Aceda seu email

webmail.uem.mz
zebra.uem.mz

Revista Arquivo digitalizada