image

BREVE HISTORIAL SOBRE A REGIÃO DA BAÍA DE MAPUTO: TRAVESSIA MAPUTO-KATEMBE

Documento actualizado

estudantes

Uma turma composta por 9 estudantes do primeiro ano de curso de Documentação do Instituto Médio de Ciências Documentais – CIDOC, visitou o Departamento dos Arquivos Permanentes (DAP) no dia 29 de Setembro.
A visita enquadrada na disciplina de Fundamentos da Arquivística tinha como objectivo conhecer as diversas actividades desenvolvidas neste departamento no âmbito da gestão de documentos de valor permanente ou histórico e dotar os estudantes de conhecimentos de como fazer pesquisa de fontes primárias.

Continuar...

IMG 8632

 No âmbito dos trabalhos de Pesquisa e Extensão, o Arquivo Histórico de Moçambique organiza periodicamente um Seminário sob o Lema "ARQUIVOS, HISTÓRIA E MEMÓRIA". O objectivo deste Seminário é apresentar à comunidade académica e outros interessados os resultados da pesquisa sobre estas temáticas, desenvolvidas por investigadores, estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas diversas instituições de ensino.  
Neste âmbito o AHM realizou mais uma edição que teve lugar no dia 22 de Setembro de 2017, no Complexo Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane - Anfiteatro nº 2501 das 08:30h às 13:00h. Nesta edição foram apresentados os resultados das pesquisas; de um Investigador da CROME, de dois estudantes de Mestrado em História de Moçambique e África Austral da Universidade Eduardo Mondlane e três estudantes de Doutoramento em História de África Contemporânea da Universidade Pedagógica.

Continuar...

IMG 8798

Foi lançado em Maputo, no Complexo Pedagógico da UEM, o livro História das Lutas de Libertação na África Austral. O lançamento contou com a presença de individualidades políticas, académicos, estudantes e demais personalidades.
O livro faz parte do projecto organizado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujo patrono é o General Hashim Mbita, com objectivo principal de registar a história das dificuldades enfrentadas durante a luta de libertação e conscientizar as futuras gerações sobre o preço da independência e da liberdade, e sua responsabilidade de defendê-la e protegê-la.

Continuar...

Esarbica2017

A XXIV Conferência Bienal da ESARBICA decorreu no Centro de Conferências BinguWamutarika, entre 7 e 11 de Agosto de 2017, na Cidade de Lilongwe, Malawi. Porém, a Conferência geral foi precedida por uma Pré-Conferência de 7 a 8 de Agosto sob forma de seminário, em sessões paralelas.
A delegação de Moçambique era composta por pouco mais de 50 funcionários que lidam com documentação produzida e recebida a nível de Administração Pública. A delegação era chefiada peloDirector do Arquivo Histórico de Moçambique, Prof Doutor Joel das Neves Tembe, e a Directora do CentroNacional de Documentação e Informação de Moçambique, a Dra. Arlanza Sabino Dias. Para além do Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, o Arquivo Histórico de Moçambique fez-se representar pelo seu Director e Directora Adjunta para a área técnica e investigação, Dra. Leonor Celeste Silva, a dra Sónia Tamele Mavie, Chefe de Departamento Central para área de Informática e o Dr. Renato Augusto Pereira, Chefe de Departamento Central para a área de Gestão de Documentos na Administração Pública.

Continuar...

fotofuncionarios

Funcionários de diferentes instituições foram capacitados em matérias de gestão, preservação e conservação de documentos num curso promovido pelo Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) entre os dias 01 e 14 de Agosto. Dos dezassete participantes, dez são do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, quatro do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, dois vindos do Instituto Nacional de Segurança Social e um da Direcção de Cultura da UEM.O curso tinha como objectivo treinar e capacitar os funcionários das instituições públicas em métodos de conservação de documentos de arquivo de suporte papel segundo as normas de Conservação Preventiva.

Continuar...