Esarbica2017

A XXIV Conferência Bienal da ESARBICA decorreu no Centro de Conferências BinguWamutarika, entre 7 e 11 de Agosto de 2017, na Cidade de Lilongwe, Malawi. Porém, a Conferência geral foi precedida por uma Pré-Conferência de 7 a 8 de Agosto sob forma de seminário, em sessões paralelas.
A delegação de Moçambique era composta por pouco mais de 50 funcionários que lidam com documentação produzida e recebida a nível de Administração Pública. A delegação era chefiada peloDirector do Arquivo Histórico de Moçambique, Prof Doutor Joel das Neves Tembe, e a Directora do CentroNacional de Documentação e Informação de Moçambique, a Dra. Arlanza Sabino Dias. Para além do Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, o Arquivo Histórico de Moçambique fez-se representar pelo seu Director e Directora Adjunta para a área técnica e investigação, Dra. Leonor Celeste Silva, a dra Sónia Tamele Mavie, Chefe de Departamento Central para área de Informática e o Dr. Renato Augusto Pereira, Chefe de Departamento Central para a área de Gestão de Documentos na Administração Pública.

Renato Augusto Pereira participou em duas sessões da Pré-conferência. A primeira, sobre a gestão de documentos electrónicos incluindo a selecção de programas, a questão da evidência de documentos electrónicos e os padrões da ISO para documentos electrónicos apresentada pela Dra. Segomotso Keakopa. E a segunda, referente à aquisição e preservação de documentos e arquivos áudio visual, apresentada pela Senhora Beatrice Ingabire.